Se você está de olho no mundo das milhas, com certeza já viu as companhias aéreas oferecendo cartões de crédito co-branded. Esse tipo de produto passou a fazer parte do catálogo dessas empresas e promete ajudar os usuários a acumular ainda mais milhas.
Mas será que o cartão co-branded vale a pena?
Essa é uma dúvida recorrente, principalmente para quem está começando e não tem muita intimidade com cartões de crédito em geral. Eu sempre recebo mensagens no direct do Instagram: “E aí, Mylla, o que você acha do cartão da Azul/LATAM/GOL?”. Logo, resolvi saná-la de uma vez por todas. Mas antes, vamos contextualizar um pouco mais sobre esse tipo de cartão de crédito.
O que são cartões co-branded?
Como o próprio nome já diz, são cartões que dividem a marca. Ou seja, uma empresa em parceria com uma instituição financeira cria um novo produto de crédito. Esse é mais um daqueles produtos que tem como principal objetivo fidelizar um cliente.
Nesse caso, é oferecido ao consumidor crédito que, teoricamente, será gasto em produtos e serviços daquela empresa. Geralmente, esses cartões contam com uma bandeira aceita em diversos estabelecimentos. Mas a grande vantagem desses cartões é que, além de poder fazer compras, os usuários recebem outros benefícios como cashback e milhas.
Quais são os principais cartões e seus parceiros?
Dentro do universo das milhas aéreas, a principal instituição financeira parceira é o Itaú. No entanto, existem outras combinações:
- Tudo Azul – Itaú
- Smile – Banco do Brasil/Santander
- LATAM – Itaú
- American Airlines – Santander
Vale a pena solicitar um cartão co-branded?
Eu tenho um pouco de receio com esses cartões exatamente pelo motivo que foram criados: fidelizar o cliente. Afinal, as milhas desse cartão já são direcionadas para as companhias aéreas parceiras, impedindo a flexibilidade de transferir, por exemplo, da Livelo para qualquer companhia aérea. Além disso, há a desvantagem número um: não participar de transferências bonificadas, que são basicamente o primeiro passo importante no mundo das milhas.
Porém, nem tudo é tão ruim assim. As vantagens desses cartões podem ser excelentes para quem só viaja com a mesma companhia aérea. Além disso, há outros benefícios como descontos na compra de passagens aéreas com a companhia, entrada gratuita nas salas VIP, check-in preferencial, despacho gratuito de bagagem e upgrade de cabine, dependendo da variante do cartão.
E então, será que esse cartão vale a pena para você? Me conta aqui nos comentários!